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segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Integração de Mídias na Escola

Para efetivar a aplicação das tecnologias de informação e comunicação na escola, após a constatação de sua importância e necessidade, é preciso criar conhecimentos e mecanismos que possibilitem sua integração à educação evitando o deslumbramento ou o uso indiscriminado da tecnologia por si e em si. Portanto, é imprescindível enfatizar o cunho pedagógico em detrimento das virtualidades técnicas, fugindo do discurso ideológico procedente da indústria cultural.

Considerando as leituras proporcionadas no curso de Tecnologias em Educação - PUC/RIO,  existem várias possibilidades de integrar o uso das mídias no processo pedagógico, uma das possibilidades é o desenvolvimento de projetos, em que o aluno vai construir conceitos e estratégias de aprendizagem, mediado pelo professor. Para a efetivação desse trabalho, vejo três pontos emergenciais para serem trabalhados com o professor:

1- A abertura para a quebra de paradigmas, para o novo

2- A resistência para o uso de recursos tecnológicos

3- A real compreensão de como utilizar-se dos recursos tecnológicos

Esses três aspectos estão intimamente ligados, pois na maioria dos casos, o professor se fecha para as novas metodologias e concepções de ensino, considerando que da mesma forma que aprendeu deve ensinar, além de não considerar a tecnologia aliada a sua prática, em muitos casos, diz sem pensar que não suporta tecnologia. Isso também é recorrente do fato de não compreender o real uso das tecnologias e principalmente de não saber utilizá-las.

Nesse sentido, considero necessário não somente disponibilizar as novas tecnologias no âmbito escolar, para isso, é importante que o professor possa vivenciar esta nova forma de aprender e ensinar, possibilitando repensar a sua prática e reconstruí-la. Esta reconstrução da prática é fundamental para que o uso da mídia possa ser integrado às atividades pedagógicas, de modo a propiciar aos alunos novas formas de buscar, interpretar, representar e compreender os conteúdos curriculares num escopo ampliado de ressignificações.

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